Carne suína tem maior conteúdo de aminoácidos essenciais do que a bovina

Imagem ilustrativa da Internet.

A crença de que carne de porco faz mal à saúde, é fonte de gorduras e colesterol, e que é produzida em más condições de higiene é antiga e errônea. Um mito. Com o avanço tecnológico, a carne suína passou a ser produzida com grande controle higiênico sanitário. A forma de criação e a alimentação oferecida aos animais também é diferenciada.

Muito saborosa, a quantidade de gordura está relacionada ao tipo de corte. A localização da carne no animal é fundamental para a avaliação do valor energético e lipídico, porém pouco afeta a concentração dos outros nutrientes, como carboidratos e proteínas. As carnes nobres dos suínos são o lombo e o pernil. O lombo suíno localiza-se em região similar ao filé mignon no boi e é uma das carnes com menor teor de gordura do animal.

Em relação à carne bovina, a carne suína apresenta maior conteúdo de aminoácidos essenciais, como por exemplo leucina, lisina e valina. As principais fontes alimentares das vitaminas do complexo B são a carne suína, vísceras, leite de vaca e os cereais integrais. Estas vitaminas são fundamentais para os processos metabólicos, metabolismo energético e de carboidratos.

Alguns cortes suínos apresentam maior quantidade total de ferro em comparação a aves e peixes. Estima-se que 40% do conteúdo total de ferro esteja sob a forma de ferro heme, que possui absorção mais eficiente pelo corpo do que o ferro não heme (presente em alimentos vegetais).

É excelente fonte de selênio, com alto poder antioxidante no combate à ação de radicais livres nas células e nos tecidos. Possui elevado teor de potássio, fundamental na função cardíaca, contração muscular, equilíbrio ácido-base, impulso nervoso e controle da pressão.

Fonte: G1 / Suinocultura Industrial

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.